Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» História
 
Padroeiro:  S. Paio.
Habitantes: 293 habitantes (I.N.E.2011) e 320 eleitores em 05-06-2011.
Sectores laborais:  Agricultura, Pecuária, Pequeno Comércio.
Tradições festivas  S. Paio, N. Sra. de Fátima, Santo António, S. Caetano.
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos:   Igreja Paroquial, Capela de S. Caetano, Casa do Outeiro,    Monte de S. Caetano, Quinta e Capela da Gandra, belezas ribeirinhas do rio Rieiro ou Agualonga.
Gastronomia: Cozido à portuguesa, Enchidos de Porco.
Colectividades: Centro Sociocultural de Agualonga, Grupo de Zés Pereiras. 
 
 
 
Esta terra, eminentemente rural, ocupa uma área de cerca de 414 ha a cerca de  nove quilómetros da vila de Paredes de Coura, a sede do concelho. Os seus limites estão estabelecidos da seguinte forma:  com a Freguesia de Rubiães, por Norte e Poente. Com a Freguesia de Cunha, a Nascente. Com as freguesias de  Romarigães e de Labruja (Ponte de Lima), a Sul, e com a Freguesia de  Coura, a Poente.
São seus lugares principais: Outeiro, Longras, Valilongo, Trulhe, Lameirinha, Felgueiras, Casa Nova, Russada, Valinha, Formiga, Lamas, Currelo, Cambeiro, Codesseira, Casalinho, Carreira, Tarrastal, Cortinho, Souto, Meijão, Morgado, Cabanas, Carvalhido, Pedreira e Agualonga, onde residem em inícios do terceiro milénio, cerca de 450 pessoas.
 
 
 
Destacam-se na freguesia, em termos de património edificado, a igreja Paroquial - barroca, com interior rico de talha dourada e belas imagens - e a Casa do Outeiro (que foi dos viscondes de Peso de Melgaço), do terceiro quartel de setecentos, ladeada de capela, e que combina modelos de raízes erudita e popular.
Diz-nos, Narcizo C. Alves da Cunha,  no seu livro “Paredes de Coura” editado em 1909 que "tem assento nesta freguesia a importante Casa do Outeiro".
O último Senhor dela foi o falecido Visconde de Peso de Melgaço Júlio César de Castro de Sousa Menezes e Abreu, casado com a Exma. Sra. Viscondessa do mesmo título Dª. Francisca Rosa d'Antas Bacelar e Barbosa".
No livro “Inventário Colectivo dos Registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais /Torre do Tombo” pode ler-se na integra:
« Agualonga figura no Memorial de Rui Fagundes  feito no  tempo de D. Manuel de Sousa, em  1546, com a denominação de  “S. Payo d'Egoa Longa”. Estava enquadrada na terra de Coura,  rendendo 20 mil réis. O Censual de D. Frei Baltasar Limpo, na sua copia de 1580, recolhida pelo Padre Avelino Jesus da Costa no seu trabalho, “A Comarca Eclesiástica de Valença do Minho”, refere que São Paio de Agualonga tinha anexa perpetuamente a metade com cura de Santiago de Romarigães. Segundo Américo Costa São Paio de Agualonga foi abadia da apresentação dos Viscondes Vila Nova de Cerveira, seus donatários como, aliás, de outras freguesias do concelho de  Paredes de Coura».
Mercê de um fenómeno que se vem acentuando em toda a região, observa-se a procura de residências por pessoas de outras paragens, nomeadamente gente oriunda dos grandes centros em busca de melhor qualidade de vida em termos ambientais, condições que Agualonga tem podido oferecer, face à sua privilegiada situação geográfica e condições naturais do seu meio ambiente, pese embora as limitações impostas pelo PDM que impedem que se construa em qualquer local, ainda que de forma nem sempre justa, para algumas das necessidades locais, pelo que uma revisão ao mesmo possa vir a melhorar esse aspecto, de qualquer forma a procura dos forasteiros recai mais sobre casas antigas, o que tem determinado a recuperação das mesmas, transferindo maior graça e conservação patrimonial a esta linda freguesia.
A proximidade com a A3 veio facilitar a aproximação com outros centros e vice-versa.
As belezas ribeirinhas do rio Rieiro ou Agualonga, com seus moinhos típicos, assim com as vistas panorâmicas observadas de vários locais da freguesia, principalmente do monte de São Caetano, a possibilidade da pesca e caça desportiva e as festas regionais são atractivos mais do que suficientes para que as pessoas se desloquem a Agualonga. 
 
 
Fontes consultadas: Dicionário Enciclopédico das Freguesias, Freguesias- Autarcas do Séc. XXI, Paredes de Coura de Narciso C. Alves da Cunha, Inventário Colectivo dos registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais /Torre do Tombo.
Paisagens e Lazer...
2016-09-09 15:30:00 Venha conhecer Agualonga...
Novos autarcas...
2013-11-18 15:26:00 Em virtude das recentes eleições e da agregação de freguesias...
Tempo Viana do Castelo